Abdominoplastia 2018-11-12T14:27:39+00:00

Abdominoplastia

Ter uma barriga lisa e chapada é o sonho de muitos homens e mulheres. O abdome é alvo de acúmulo de gordura, seja por fatores genéticos, ou principalmente por hábitos inadequados de vida como alimentação e sedentarismo.
No caso das mulheres a região é muito prejudicada esteticamente pela gravidez, aumentando a flacidez de pele, as estrias e o afastamento da musculatura abdominal (diástese).
Nos homens a cirurgia é mais comum após grande perda de peso, onde a flacidez de pele se torna um problema.
Da mesma forma, é muito realizada após cirurgia bariátrica.
Para restaurar a harmonia do contorno corporal e para reconstruir a anatomia das estruturas desta região, obtendo um abdome firme e bonito, a abdominoplastia e suas variações é muitas vezes necessária.
É importante salientar que o procedimento cirúrgico não substitui uma vida saudável. Alimentação e pratica de exercícios físicos é sempre indicada, seja antes ou após a cirurgia.
As variações mais comuns da abordagem cirúrgica desta região são: abdominoplastia clássica, mini abdominoplastia e lipoabdominoplastia. Entenda a diferença entre elas:

Abdominoplastia Clássica
A abdominoplastia clássica é indicada quando ocorre grande sobra de pele geralmente acompanhada de afastamento dos músculos retos abdominais, comum após gestações. É normalmente realizada através de uma incisão transversa logo acima do púbis, posicionada bem baixa, disfarçada pelas dobras naturais da pele desta região e escondida pelas roupas intimas ou biquíni.
Através dessa incisão o cirurgião retira todo o excesso de pele, gordura e trata o afastamento da musculatura abdominal. É possível retirar a maioria das estrias de pele e cicatrizes pré existentes. O umbigo é refeito, mas mantido na mesma posição do abdome. Tudo isso é realizado de uma forma a contribuir para o cinturamento abdominal.

Miniabdominoplastia
Quando o excesso de pele e de gordura são mais moderados, a abordagem cirúrgica pode ser resumida. Neste caso, os cortes são menores e geralmente não há cortes ao redor do umbigo.

Lipoabdominoplastia
A lipoabdominoplastia é uma combinação muito usada de abdominoplastia com lipoaspiração. Quando ocorre um acúmulo importante de gordura no abdômen juntamente com o excesso de pele, se faz necessário associar a lipoaspiração.

Pós-operatório
O repouso exigido depende da magnitude do procedimento realizado e varia para cada caso, mas geralmente requer repouso absoluto por 7 dias, evitando esticar ou retificar o corpo neste período. Após estes primeiros 7 dias, o repouso relativo é requerido por mais duas ou três semanas. As atividades normais poderão ser retomadas aos poucos.
O uso da cinta é recomendado por 1 a 2 meses e tem o objetivo de diminuir o edema e facilitar a cicatrizarão. Os pontos são usualmente removidos progressivamente, respeitando o tempo de cicatrização de cada um.

Satisfação
O ganho obtido com o procedimento cirúrgico é tanto físico como psicológico. É inegável o bem estar alcançado com um corpo mais bonito. Porém, é importante manter uma vida saudável, alimentação balanceada e exercícios físicos rotineiros para manter o resultado por mais tempo.